0

MINHA SACOLA

R$ 0,00

frete gratis

parcelamento

desconto boleto

Cateter Duplo J Poli - 2.0

Disponível
Cód.: 3556-2006

    Descrição

    O QUE É UM CATETER DUPLO J PARA FELINOS?


    O CATETER DUPLO J para felinos consiste em um stent  introduzido no canal ureteral com o objetivo de permitir o fluxo adequado da urina do rim para a bexiga, especialmente nos casos em que essa função é comprometida, como em decorrência de cálculos ureterais , tumores, compressões ou de processos cicatriciais.


    Sempre que é necessário algum procedimento de manipulação do ureter (conduto que permite o escoamento da urina da pelve renal para a bexiga) há risco de interrupção definitiva ou temporária do fluxo de urina, sendo necessária implantação do duplo J. Comumente, é utilizado após a retirada de um cálculo, já que esse procedimento cursa com edema local e prejuízo ao fluxo uretero-vesical, e caso não seja bem manejado, implica em risco de desenvolvimento de cólica renal pela obstrução mecânica, infuficiência renal e também estenose.


     


    POR QUE O CATETER DUPLO J TEM ESSE NOME?


    O Duplo J para felinos é um cateter feito de silicone (longa permanência, pelo menos 1 ano) ou poliuretano flexível (curta permanência, até 3 meses), na espessura de 2.0 French e 2.2 French e tem tamanhos variados (mede de 10 a 14 cm). O tamanho depende do paciente, ou seja, depende do comprimento do ureter do paciente.


    Esse diâmetro, de 2.0 French é o menor diâmetro existente , sendo indicado para felinos de até 2 kg. Até então, o cateter duplo J de menor diâmetro disponível no brasil, era o cateter de 3 french, de curta permanência, de difícil colocação em animais com menos de 6 quilos e via de regra , necessitava de transposição ureteral, por não passar pelo terço distal do ureter e em muitos casos , era necessária a retirada do rim afetado.


    O cateter duplo J tem esse nome por causa do seu formato: uma parte enrolada fica presa ao rim e outra parte prende-se à bexiga. Essas dobras fazem com que ele fique fixo no corpo do paciente.


     


    QUANDO PODE SER UTILIZADO?


    O cateter Duplo J serve para manter o canal urinário aberto. Portanto, costuma ser usado nas situações em que há um cálculo ureteral ou um tumor que esteja invadindo o ureter, trígono ou um tumor de ureter. Para os casos de tumor de ovário ou de útero que estejam comprimindo o ureter e obstruindo o rim, também é indicado.


    O médico veterinário introduz o cateter Duplo J para manter a conexão entre o rim e a bexiga. Dessa forma, ele consegue manter a passagem da urina livremente.


    Outra forma de usar o Duplo J é na cirurgia para a retirada de cálculos renais. Quando esses cálculos descem do rim e obstruem o canal, formam uma inflamação no local. Em seres humanos, a abordagem é realizada de forma endoscópica pela uretra, o que ainda não é possível em felinos devido a inexistência de ureterorrenoscópio pequeno o suficiente para penetrar o ureter do felino, muito fino.


    Quando o cirurgião retira os cálculos, na maioria dos casos, o edema faz com que o paciente sinta dor como se ainda estivesse com as pedras. Para resolver esse problema, na maioria desse tipo de cirurgia, costumamos deixar um cateter para fazer a passagem da urina adequadamente e deixar o paciente bem.


    Além disso, esse edema pode causar uma obstrução da passagem da urina, o que leva a insuficiência renal. O ureter do felino, também por estar inflamado, pode levar a estenose ureteral em poucos dias ou semanas, levando também a falha renal , hidronefrose e perda do rim.


    Em urologia e nefrologia de seres humanos, já é consenso que não se retira cálculos ou não se intervêm em ureter sem posteriormente colocar um cateter duplo J. Seja para evitar que o edema cause obstrução do fluxo urinário, seja para evitar que o processo inflamatório leve a estenose e também, para facilitar o processo de sutura e evitar rompimentos ou vazamentos de urina pelo ureter. Não importa se a cirurgia é feita com microscópio, lupa ou a olho nú. Não faz diferença.


    Alem disso, felinos com cálculos renais, nefrocalcinose, hipercalciúria ou algum tipo de acidose tubular, precisam manter o cateter duplo J a fim de evitar que novos cálculos que possam ser formados, venham a obstruir esse ureter novamente.


     


    QUANDO O DUPLO J É RETIRADO?


    A retirada do cateter Duplo J pode ser feita depois de 3 dias ou até 12 meses após a sua colocação. Mas quem avalia o período para retirá-lo é o médico veterinário urologista ou Nefrologista.


    Na maioria dos casos, o Duplo J fica com o paciente até haver uma melhora do processo inflamatório ou até que ocorra a cicatrização, o que geralmente leva de uma a quatro semanas.


     


    COMO É O PROCEDIMENTO DE RETIRADA?


    A retirada em muitos casos, é feita pela uretra, que é o canal da urina. O procedimento pode ser realizado manualmente, apenas puxandoo  os fios que ficam exteriorizados, quando se pretende retirar em curto prazo. Retirar o Duplo J desta forma costuma ser simples e não dura mais que cinco minutos.


    Quando optamos por deixar por longo tempo, a retirada do duplo J se faz por cistotomia e costuma ser um procedimento simples, rápido e seguro.


     


    QUAL A VANTAGEM DE SE UTILIZAR O CATETER DUPLO J FEITO ESPECIALMENTE PARA FELINOS?


    Até pouco tempo, o menor cateter disponível para uso em felinos e cães de porte pequeno era o cateter duplo J de 3 french de diâmetro. Isso eram de certa forma problemático porque a passagem desse cateter de 3 French em animais muito pequenos era problemática e muitas vezes rera necessária a transposição do terço final do ureter para a bexiga, técnica um pouco mais complicada, e por isso, muitas vezes se fazia necessária a retirada desse rim.


    Por esse motivo também, tanto pela dificuldade em se passar o duplo J de 3 French, quanto pelo próprio desconhecimento da técnica, alguns cirurgiões optavam pela colocação do SUB ( SUBCUTANEOUS URETERAL BY-PASS), um cateter extremamente grosso, caríssimo, tecnicamente mais complicado e mais caro para ser colocado e com possíveis complicações pós cirúrgicas inexistentes quando comparado com a colocaçãoo do cateter duplo j.


     


    O CATETER DUPLO J PARA FELINOS, medindo 2.0 french e 2.2 French, veio para facilitar o procedimento, baratear muito o custo do procedimento e do cateter e aumentar a expectativa de vida dos animais.


    O Cateter Duplo J feito especialmente para felinos no diâmetro de 2.0 e 2.2 french foi desenvolvido pelo DR MARCIO BERNSTEIN, fundador da RENALVET e vice-presidente da sociedade latino americana de nefro-urologia veterinária e está disponível no Brasil através da Ortovet.


    Os Cateteres Duplo J não possuem garantia.

    Especificações Técnicas
    Cateter Duplo J Poli - 2.0

    Avaliações

    Dê sua nota:
    Por favor selecione uma das opções acima
    Ainda não há avaliações para este produto.
    Média de avaliações
    0%
    0 avaliações
    0%
    0 avaliações
    0%
    0 avaliações
    0%
    0 avaliações
    0%
    0 avaliações

    Formas de Pagamento

    Boleto Bancário

    no Boleto/Transferência

    Cartão de Crédito
    Nº de parcelas Valor da parcela Juros Valor do Produto
    Cateter Duplo J Poli - 2.0
    Cateter Duplo J Poli - 2.0

    Instagram Siga-nos na rede social