- Categoria:
- Grandes Animais
O período normal de gestação de uma égua dura entre 335 e 342 dias (cerca de 11 meses), e os cuidados devem começar ainda durante o período gestacional. Um parto normal demora de 10 a 30 minutos, e geralmente a fêmea pari em pé, porém não é incomum que ela se deite.
Para que o parto não seja um evento traumático, o recomendado é que a condição corporal da égua esteja o mais adequada possível. A condição do meio ambiente também é muito importante, por isso é recomendado que, no terço final da gestação, a égua se isole em um piquete, com alimentação adequada, e quando estiver bem próximo ao parto, a égua prenha fique em piquete de maternidade.
Por instinto de presa, as éguas “programam” seus partos para o início da noite ou durante a madrugada, para que durante a manhã os potros já consigam caminhar e acompanhar a mãe. Geralmente não há necessidade de auxiliar a égua durante o processo, porém é muito importante que haja assistência caso algo fora do normal aconteça.
O parto é dividido em alguns estágios, começando pela inquietação da égua devido a sua dor abdominal. Em seguida ocorre a ruptura da bolsa, seguida do início do processo de nascimento. Primeiro acontece o nascimento do potro, e em seguida a liberação da placenta, que também pode ser chamado de segundo parto e pode durar até três horas de seu início.
Depois do nascimento, é necessário um exame clínico do potro recém-nascido, que é muito parecido com o exame de um adulto, porém com parâmetros diferentes. A importância deste está na necessidade de uma rápida atuação do médico veterinário no caso de emergências neonatais.
Fonte: ABQM