- Categoria:
- Pequenos Animais
Na hora de decidir ter um pet, é importante decidir por uma espécie que combine com seu estilo de vida e que se adapte bem a sua casa. Confira a seguir uma lista com características de diferentes tipos de animais:
Cachorros: Brincalhões e muito amorosos, os cachorros são ótimos para quem quer companhia e dispõe de tempo, pois é necessário se dedicar com brincadeiras e dar atenção a eles. Existem diversas raças, e cada uma possui suas características específicas, como temperamento e tamanho, por isso é importante pesquisar bem antes de escolher o cachorro que mais combina com você.
Gatos: São mais independentes do que cachorros, porém também são carinhosos e necessitam de atenção. Ficam tranquilamente sozinhos durante o dia. Porém é preciso tomar cuidado pois como adoram passear, se houver alguma janela ou porta aberta, eles saem e as vezes demoram para voltar.
Furões: Por serem bastante sensíveis, exigem atenção e cuidados para não adoecerem. Costumam ser bem dóceis, brincalhões e ágeis, podendo chegar a viver até 9 anos. Costumam dormir bastante de dia, e por isso durante a noite tem bastante disposição para brincar.
Tartarugas: Existem duas espécies de tartarugas. São elas as Jabutis – terrestres e Cágados – aquáticas.
As duas espécies precisam de espaço, mas não necessitam de muitos cuidados. A diferença entre elas é que os Jabutis, por necessitarem de exposição diária ao sol, adoram se movimentar em jardins e gramados. Já os Cágados vivem em aquário na maior parte do tempo, porém as vezes também precisam se expor ao sol.
Peixes: Peixes de aquário são uma boa opção para animal de estimação, pois são fáceis de cuidar, e não precisam de muito espaço dentro de casa. Além disso, as cores, a beleza e seus movimentos causam uma sensação de relaxamento, diminuindo o estresse.
Aves: Existe diversas espécies de aves, entre elas estão os Periquitos, Calopsitas, Canários e Papagaios.
Pássaros transmitem alegria com seu canto e não exigem muita dificuldade em sua criação, por isso são indicados para qualquer tipo de ambiente. As Calopsitas principalmente, podem ser ensinadas a aprender truques e podem ficar um pouco soltas. Já os papagaios, se ensinados desde filhotes, aprendem a imitar a fala das pessoas.
Hamsters: No começo, os hamsters podem parecer ariscos, mas com o seu manuseio, aos poucos se acostumam e se tornam mansos e brincalhões. São animais extremamente inteligentes e de saúde forte, porém não convivem muito bem com outros da mesma espécie, devendo ficar em gaiolas separadas.
Chinchilas: São animais dóceis, mansos, brincalhões e tem hábitos noturnos. Possuem qualidades como o silêncio, não provocando ruídos incômodos e nem exalando odores. Podem ter infecções e diversos outros problemas de saúde, porém se bem cuidados, vivem bastante, podendo chegar a 20 anos de idade.
Coelhos: Coelhos são animais muito dóceis, curiosos e carinhosos, e por essas características, criam laços de carinho com seus donos. É um ótimo animal de estimação para quem não tem muito espaço em casa pois, dependendo da raça, não chegam a medir mais de 30 cm.
Porquinhos da Índia: Estes animais gostam muito de viver em grupos, e se dão muito bem com pessoas. Não é necessário muito investimento para mantê-lo, porém é importante que tenha bastante espaço em sua gaiola para que ele possa se movimentar e brincar.
Fonte: Delas.IG