- Categoria:
- Pequenos Animais
• Animais Exóticos são aqueles que originalmente não pertencem a fauna do ambiente em que se encontram, ou seja, foram tirados de seu habitat natural e introduzidos em outras regiões pela ação do homem.
Exemplos de animais exóticos: Calopsita, Pavão, Leão, Zebra, Elefante, Naja e Esquilo.
Algumas espécies são licenciadas e podem ser criadas em cativeiro, mas para isso precisam estar regulamentadas, registradas, vacinadas e em boas condições de saúde. Para que o porte de um animal exótico seja legal, é necessário uma autorização do IBAMA e estar de acordo com o regulamento do Ministério do Meio Ambiente.
• Os Animais Silvestres são considerados aqueles que vivem ou nascem naturalmente dentro dos limites de seu território de origem, tanto terrestre quanto aquático, onde permanecem durante sua vida e não dependem da ação do homem para sobreviver.
Exemplos de animais silvestres: Arara Azul, Boto Cor de Rosa, Capivara, Lobo Guará e Mico Leão Dourado.
O mesmo regulamento para a venda de animais exóticos é utilizado para animais silvestres, ou seja, se não tiver um documento legal do IBAMA, sua criação é ilegal.
• Já os Animais Domésticos, são considerados aqueles animais que possuem ligação forte e dependente com o homem. Tornaram-se domesticados após passarem por processos de manejo e melhoramento zootécnico, e podem, inclusive apresentar aparência diferente da espécie silvestre que os originou.
Exemplos de animais domésticos: Gato, Cachorro, Cavalo, Vaca, Coelho, Porco e Galinha.
Já para a compra ou adoção de animais domésticos, não é necessário nenhum documento. A única regra, assim como para qualquer outro tipo de animal, é ter respeito e dar muito amor para seu pet.
Fonte: CTP Cursos, BEAnimal.