- Categoria:
- Grandes Animais
A atenção para com a cavidade oral dos cavalos deve ter início a partir o momento de seu nascimento, pois é possível que o potro nasça com alterações ou deformidades de origem congênita que precisam ser tratadas.
A função da odontologia equina é minimizar qualquer tipo de problema relacionado a boca do animal, mas para que haja uma melhora significativa, é necessário muito cuidado e atenção, principalmente durante o nascimento dos dentes.
A imagem abaixo nos mostra a idade que o cavalo deve ter para que todos os dentes nasçam, do decíduo até o permanente.
É importante associar o período do nascimento dos dentes, a posição dos mesmos na boca do animal. Com a imagem a seguir atrelada a imagem acima, é possível monitorar se o nascimento dos dentes está acontecendo no período certo e da maneira correta.
No período de aleitamento, se houver alguma anormalidade ou alteração no comportamento do potro ou a égua se recusar a amamentar devido a dores, é importante que seja realizado um exame de sua cavidade oral, pois podem ser sinais de problema bucal. Após o desmame o indicado é que, sejam realizados exames cautelosos a cada seis meses.
As mais notáveis mudanças na boca do equino acontecem a partir de seu nascimento e duram em média até seus 5 anos, significando que nessa idade, os exames odontológicos são essenciais para a boa formação dos dentes. Depois que sua dentição estiver completa, e o cavalo que não tiver problemas odontológicos, a necessidade de fazer exames e tratamentos é anual.
Fonte: Dentista de Cavalo